Pages

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Olimpíada de transdisciplinaridade para alunos do Ensino Fundamental da rede pública

Estudantes que querem participar precisam procurar a escola, que deve se inscrever até 17 de maio

Quem cursa o Ensino Fundamental em escolas de ensino público de todo o país têm uma nova oportunidade de testar seus conhecimentos: a Olimpíada Catavento de Ciências. Criada por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) a competição transdisciplinar pretende estimular os participantes a se dedicarem aos estudos.
Os idealizadores da competição acreditam que essa é uma forma de contribuir para a formação de alunos do Ensino Fundamental. “A gente fez olimpíadas e elas incentivam muito os estudos, mas são pontuais. Quem faz a de Matemática, por exemplo, só estuda Matemática. E o ensino fundamental é uma época de expandir esse leque de conhecimento. Queremos incentivá-los a estudar todas as áreas de conhecimento”, explica Gabriel Ilharco Magalhães, coordenador da Olimpíada.
Essa é a primeira edição da Olimpíada, que foi criada por alunos do ITA. Foto: Divulgação
Os programas de provas são divididos em dois níveis com diferentes disciplinas. No Nível 1, para alunos do 6º e 7º anos, há Astronomia, Ciências Físicas e Biológicas e Matemática. No Nível 2, para os 8º e 9º anos, há Astronomia, Biologia, Física, Matemática e Química.
Para participar da Olimpíada de Ciências Catavento, a escola deve se cadastrar até 17 de maio no site da Olimpíada. A primeira fase da competição será no dia 7 de junho, quando os participantes farão, na própria escola, uma prova objetiva com 40 questões. Uma segunda etapa será realizada em 2 de agosto e a prova terá 10 questões discursivas.
Também no site estão disponíveis os programas de provas com a descrição dos conteúdos que serão avaliados e o regulamento.
Talento mineiro que veio de escola pública
Lucas Antônio Silva é um dos jovens que estão organizando a competição. Ele saiu da Escola Estadual Padre Herculano Paz, de Itapecerica, e hoje cursa Engenharia Mecânica Aeronáutica no ITA, em São José dos Campos. Lucas acredita que olimpíadas como a que ele ajudou a criar tiveram um papel importante no caminho que o levou lá.
“Com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) comecei a conhecer outras faculdades, inclusive o ITA. Por causa das Olimpíadas eu descobri meu talento para as exatas e comecei a me dedicar mais a às ciências e acho que pode acontecer o mesmo com vários alunos de escolas públicas do país”, conta o jovem.
Lucas, que está apenas começando sua formação – ele tem 17 anos há apenas um semestre ele começou a cursar o ensino superior – acredita que essa é uma forma de ajudar outros estudantes como ele. “Essa é uma forma de descobrir novos engenheiros e novos cientistas.”
Obmep
A Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Esse ano, Minas se destacou no número de inscritos: os quase 19 milhões de alunos brasileiros que participarão, 1.997.020 são mineiros, ou seja, 10,6% do total de estudantes na primeira etapa da competição são de escolas de Minas Gerais. As provas da primeira fase serão aplicadas em 4 de junho.

0 comentários:

Postar um comentário