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terça-feira, 5 de março de 2013

Material Básico para o planejamento e trabalho com alunos com Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

Desde o ano de 2004, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais vem buscando adaptações para que as escolas regulares recebam alunos com deficiência. Junto a elas, vieram também inúmeros materiais para auxiliar o trabalho nas escolas.

O ambiente virtual do Projeto Incluir tem um vasto material disponível. Como muitos especialistas e professores têm grande dificuldade de planejamento e trabalho com esses alunos, principalmente no que se refere à construção dos Planos de Desenvolvimento Individuais, separei aqui alguns documentos que podem auxiliá-los a entender melhor o funcionamento desse instrumento. Para maior conhecimento, o site do Projeto Incluir possui todos os materiais necessários acerca do assunto, basta apenas navegar.

Primeiramente, no texto Dois olhares sobre a avaliação pedagógica está uma discussão do papel da escola frente aos alunos com necessidade de um plano individual de atendimento, assim como uma estrutura exemplificada de um PDI. Isso pode auxiliar muito quem ainda não tem conhecimento ou sabe como construir este documento.

No texto A avaliação na perspectiva da inclusão estão apontados a legislação acerca do assunto e o foco que a escola, especialistas e professores devem ter sobre esses alunos. Uma melhor compreensão acerca da inclusão e como deve ser seu funcionamento e acompanhamento são fundamentais para o bom desempenho deste tipo de projeto.

Existe também a Cartilha do Projeto Incluir. Para os professores que ainda não tiveram contato algum com este assunto, aqui estão expostos uma breve explanação da inclusão nas escolas, uma explicação das adaptações necessárias ao projeto na recepção desses alunos e a pontuação das principais deficiências e condutas típicas, assim como as características das altas habilidades. Tudo de forma bastante objetiva, clara e simples.

Por fim, este ano ainda, as escolas vão estar recebendo uma cartilha da SEE MG com orientações para os professores trabalharem com alunos que tenham Transtorno de déficit de atenção / hiperatividade - TDA/H. Também disponível neste link anterior. Esta cartilha vem para facilitar o trabalho do professor e sanar as principais dúvidas acerca do assunto.
 
 
Retirado do Blog História - PIP Caxambu

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