Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

UNESCO lança Ano Internacional de Cooperação pela Água no dia 11


UNESCO abrirá o Ano Internacional de Cooperação pela Água no próximo dia 11
A importância da cooperação para o manejo de recursos hídricos limitados em um mundo em que a demanda está em rápido crescimento não pode ser subestimada: 145 países compartilham uma grande bacia hidrográfica com pelo menos mais uma nação. Por isso, a ONU definiu 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água, que será oficialmente lançado em uma cerimônia dia 11 de fevereiro na sede da Organização das Nações Unidas para Educação, Cultura e Ciência (UNESCO), em Paris, França.
Os jovens terão um papel significativo nas celebrações. Estudantes de Fukushima (Japão) viajarão à França para encontrar alunos de escolas francesas e do Instituto para Educação sobre a Água. Eles trocarão experiências relacionadas ao tema e prepararão uma declaração da juventude sobre a cooperação pela água para ser apresentada aos demais participantes.
Uma exposição chamada “Água no Coração da Ciência” também será inaugurada na ocasião. Apresentada primeiramente na UNESCO, ela será exibida ao longo de 2013 na rede de estabelecimentos culturais da França em todo o mundo.
Questões de cooperação pela água também serão tema para o Dia Mundial da Água, 22 de março. Neste ano, a ONU-Água organizou o evento principal em Haia (Holanda). Outros grandes eventos que marcarão o Ano incluem a Semana Mundial da Água, em Estocolmo (Suécia) de 1 a 6 de setembro; uma conferência sobre cooperação pela água em Dushanbe (Tajiquistão), também em setembro; e a Cúpula da Água, que ocorrerá em Budapeste (Hungria) nos dias 10 e 11 de outubro.

0 comentários:

Postar um comentário