O planejamento deve ter foco na
aprendizagem de todos, adaptando conteúdos fundamentais e sempre buscar
trabalhar as habilidades básicas para cada ano de escolaridade (CBC). O
professor deve monitorar constantemente e redirecionar quando se fizer
necessário, adaptar-se à realidade no o que fazer e para quê fazer.
Provavelmente o planejamento
inicial já sofrerá modificações nas primeiras semanas de aula, de acordo com as
características das turmas e seus níveis de conhecimento. O professor deverá
anotar percepções ao longo das aulas mostrando habilidades que precisam ser
mais trabalhadas, assim como as estratégias e atividades que serão elaboradas
ao longo do tempo, tornando suas aulas mais receptivas e buscando um perfil de
trabalho para sua turma.
Mesmo um planejamento que esteja
alinhado nos três aspectos (finalidade, realidade e plano de ação), sempre se
altera e a aprendizagem acontece quando o docente cria condições de estudo para
seu aluno.
Além de adaptar o currículo às circunstâncias e
a realidade locais, planejar é organizar e dimensionar atividades que garantam
o avanço de todos, coordenar os recursos existentes e o tempo disponível.
0 comentários:
Postar um comentário