Pages

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A Importância do Planejamento Anual



O planejamento deve ter foco na aprendizagem de todos, adaptando conteúdos fundamentais e sempre buscar trabalhar as habilidades básicas para cada ano de escolaridade (CBC). O professor deve monitorar constantemente e redirecionar quando se fizer necessário, adaptar-se à realidade no o que fazer e para quê fazer.
Provavelmente o planejamento inicial já sofrerá modificações nas primeiras semanas de aula, de acordo com as características das turmas e seus níveis de conhecimento. O professor deverá anotar percepções ao longo das aulas mostrando habilidades que precisam ser mais trabalhadas, assim como as estratégias e atividades que serão elaboradas ao longo do tempo, tornando suas aulas mais receptivas e buscando um perfil de trabalho para sua turma.
Mesmo um planejamento que esteja alinhado nos três aspectos (finalidade, realidade e plano de ação), sempre se altera e a aprendizagem acontece quando o docente cria condições de estudo para seu aluno.
Além de adaptar o currículo às circunstâncias e a realidade locais, planejar é organizar e dimensionar atividades que garantam o avanço de todos, coordenar os recursos existentes e o tempo disponível.

0 comentários:

Postar um comentário