Pages

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Dia Mundial de Luta contra Aids mobilizou alunos em escola estadual de Coromandel

No dia 1º de dezembro, dia Mundial de Combate a AIDS, a Escola Estadual Joaquim Botelho, localizada no município de Coromandel, em Monte Carmelo, reuniu toda a comunidade escolar para um trabalho de conscientização sobre as conseqüências da doença sexualmente transmissível e prevenção.
Foto: Arquivo escola
Segundo dados do Ministério da Saúde, das 530 mil pessoas que vivem com HIV no Brasil atualmente, 135 mil desconhecem sua situação e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao posto de saúde tardiamente. Por esta razão, o tema da campanha deste ano pelo Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, destacou a importância de se realizar o teste.
Em dezembro, outras escolas da rede estadual de ensino também se organizaram para promoverem trabalhos de esclarecimento junto aos estudantes, como mostrou o BLOG da Educação em dezembro. Em Careaçu, Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre, a Escola Vereador Joaquim Borges desenvolveu ação educativa de conscientização em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção Contra a AIDS e os alunos trabalharam o temas em oficinas, exposições e palestras. Convidada pela escola, uma enfermeira da Unidade Básica de Saúde do município esteve nas atividades da Joaquim Borges para trabalho de conscientização sobre os sintomas e prevenção da doença.
Atividade da Lutra Contra a AIDS mobilizou toda comunidade escolar em Coramandel. Foto: Arquivo escola
Na Escola Estadual Joaquim Botelho, as atividades fizeram parte do circuito de atividades promovidas no âmbito do Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas-Juventude) da Secretaria de Estado de Educação (SEE) que promove atividades que primam pelo protagonismo juvenil, o empreendedorismo, a formação cidadã, a prevenção a drogas, violência e a doenças sexualmente transmissíveis.
Segundo o coordenador do PEAS, Danilo de Moura Davi “toda a escola estava presente e a comunidade foi nos prestigiar. Foi uma manhã fantástica. Acreditamos que uma educação só se faz com a união. E na nossa escola podemos dizer que somos uma equipe”.
Foto: Arquivo escola
Dia mundial de Combate a AIDS
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo vírus HIV. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.
Município de Coromandel / Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo
Postado em: Escola é Manchete — Bárbara Camargo @ 15:30 
http://blog.educacao.mg.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário