Pages

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Centro de Referência Virtual traz novos conteúdos para os educadores mineiros

Além de teses e dissertações produzidas por servidores da Educação, site disponibiliza os CBCs do Reinventando o Ensino Médio
Em 2013, o Centro de Referência Virtual (CRV) traz novidades para os educadores mineiros. A partir desse mês, o espaço que tem entre seus objetivos apoiar o professor passa a disponibilizar os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) do projeto Reinventando o Ensino Médio, da Secretaria de Estado de Educação, além de teses e dissertações produzidas por servidores da Educação que tiveram seus afastamentos autorizados pela Secretaria para fazer mestrado ou doutorado.
Os conteúdos novos ligados ao projeto Reinventando o Ensino Médio estão relacionados a Resolução SEE nº 2251, de 2 de janeiro de 2013, que institui e regulamenta a organização curricular a ser implantada nos cursos de ensino médio regular da rede estadual. No CRV está disponível, por exemplo, a proposta curricular das áreas de empregabilidade que são ofertadas nas escolas que participam do Reinventando o Ensino Médio.
Outra novidade que está disponível no site do CRV são as dissertações e teses produzidas pelos servidores que tiveram seu afastamento autorizado pela Secretaria de Estado de Educação para fazer mestrado ou doutorado. Estão sendo disponibilizados os textos de servidores que autorizaram a publicação de seus trabalhos de conclusão. A organização desses textos é feita pela Superintendência de Recursos Humanos, da SEE.
No Centro de Referência Virtual esses trabalhos estão divididos em áreas do conhecimento, como Artes, políticas públicas, alfabetização e letramento, entre outros. Os trabalhos estão disponíveis no espaço ‘Biblioteca Virtual’.
Segundo a coordenadora do Centro de Referência Virtual do Professor, Maria das Dores Simil, o Centro de Referência Virtual é dedicado a apoiar os educadores mineiros. “O CRV está apoiando todos os professores do estado de Minas Gerais no processo de implementação das propostas curriculares. Isso se faz quando disponibilizamos na plataforma virtual recursos e estratégias para apoiar o educador no dia a dia da sala de aula. Seja com sugestões de atividades, vídeos institucionais e didáticos, relatos de experiências, entre outros”. Em 2012, o CRV recebeu cerca de 30 mil acessos por dia.

Centro de Referência Virtual
O Centro de Referência Virtual é um site que tem por objetivo ampliar as possibilidades de desenvolvimento profissional do professor e para isso conta com sugestões de atividades para serem trabalhadas nas salas de aula e de recursos didáticos.
Em 2012, CRV teve uma média de 30 mil acessos diários. Foto: Arquivo ACS/SEE
Reinventando o Ensino Médio
O ‘Reinventando o Ensino Médio’ tem entre seus objetivos tornar o currículo mais completo e atrativo para os alunos do ensino médio, além de gerar competências e habilidade focadas na empregabilidade. A carga horária ao longo dessa fase de ensino é ampliada nas turmas que participam do projeto. Ao invés das 2,5 mil horas/aula nos três anos, os alunos terão três mil horas/aula. A ampliação da carga horária será possível por meio da adoção do sexto horário. O projeto propõe ainda a adoção de disciplinas voltadas para área da empregabilidade. Essas disciplinas não são profissionalizantes, mas reforçam a base cognitiva dos estudantes, beneficiando, inclusive, a perspectiva para atuação no mercado de trabalho. ■



Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

0 comentários:

Postar um comentário