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segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Leitura e preservação ambiental: Uma união de sucesso

Na Escola Estadual Emília Cerdeira, em Belo Horizonte, a leitura e preservação ambiental andam de ‘mãos dadas’. É aos pés de uma árvore de Flamboyant, a única da escola, que os estudantes falam sobre os textos lidos nas salas de aula, sobre atualidades, fazem apresentações artísticas e discutem sobre a preservação ambiental.


Flamboyant é a única árvore da escola. Foto: Arquivo Escola
O projeto ‘Poesia ao pé da árvore’ é desenvolvido com os alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. A iniciativa teve início de 2009 e surgiu com o intuito de levar a literatura para fora da sala de aula. “Vi a necessidade de desenvolver um projeto que levasse a leitura para além da sala de aula. Temos uma única árvore na escola e para preservá-la incentivamos os alunos a cuidar dela e de outras árvores”, conta a professora do ensino do Uso da Biblioteca, Eurídes Lemos Morais da Cunha.
A iniciativa funciona da seguinte maneira: primeiro os alunos leem na biblioteca ou em sala de aula e depois desenvolvem trabalhos, como teatro e musicais. As apresentações acontecem ao pé da árvore de Flamboyant. Durante as aulas também são escolhidos temas para serem discutidos ao ar livre.

Projetos estimulam os alunos a lerem mais e a preservar o meio ambiente. Foto: Arquivo Escola
Ação Ambiental no Âmbito Escolar
Na escola, a preservação não é tema que fica restrito às discussões. Com o auxilio dos pais, a escola recolhe óleo de cozinha usado e entrega para uma empresa parceira que dá a destinação correta ao produto. “É um trabalho que envolve toda comunidade escolar. A família pega a sobra de óleo e reúne em um recipiente e envia para escola. A intenção maior é fazer com que a iniciativa seja replicável em todas as escolas estaduais”, afirma Eurídes. A escola também faz a coleta de papelão e papel.
Município: Belo Horizonte/ Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B

Postado em: Escola é Manchete — geaninenogueira @ 10:47 
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