Na Escola
Estadual Emília Cerdeira, em Belo Horizonte, a leitura e preservação
ambiental andam de ‘mãos dadas’. É aos pés de uma árvore de Flamboyant, a
única da escola, que os estudantes falam sobre os textos lidos nas
salas de aula, sobre atualidades, fazem apresentações artísticas e
discutem sobre a preservação ambiental.
O projeto ‘Poesia ao pé da árvore’ é
desenvolvido com os alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. A
iniciativa teve início de 2009 e surgiu com o intuito de levar a
literatura para fora da sala de aula. “Vi a necessidade de desenvolver
um projeto que levasse a leitura para além da sala de aula. Temos uma
única árvore na escola e para preservá-la incentivamos os alunos a
cuidar dela e de outras árvores”, conta a professora do ensino do Uso da
Biblioteca, Eurídes Lemos Morais da Cunha.
A iniciativa funciona da seguinte
maneira: primeiro os alunos leem na biblioteca ou em sala de aula e
depois desenvolvem trabalhos, como teatro e musicais. As apresentações
acontecem ao pé da árvore de Flamboyant. Durante as aulas também são
escolhidos temas para serem discutidos ao ar livre.
Ação Ambiental no Âmbito Escolar
Na escola, a preservação não é tema que
fica restrito às discussões. Com o auxilio dos pais, a escola recolhe
óleo de cozinha usado e entrega para uma empresa parceira que dá a
destinação correta ao produto. “É um trabalho que envolve toda
comunidade escolar. A família pega a sobra de óleo e reúne em um
recipiente e envia para escola. A intenção maior é fazer com que a
iniciativa seja replicável em todas as escolas estaduais”, afirma
Eurídes. A escola também faz a coleta de papelão e papel.
Município: Belo Horizonte/ Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B
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